segunda-feira, 25 de julho de 2011

A onda Biotecnológica

A  Onda   Biotecnológica


Biotecnologia significa a utilização de organismos vivos ou de seus componentes para geração de bens e serviços.  Entre os jovens estudantes do Ensino Médio há uma tendência generalizada de se conceber Biotecnologia como uma atividade humana contemporânea (Pós-Moderna). É comum haver uma associação de termo Biotecnologia com manipulação do Material Genético, conferindo, assim, um caráter DNAcentrista à Biotecnologia. (Melo,2005). No entanto as Biotecnologias  perseguem as sociedades humanas desde a pré-história.  É comum haver uma associação de termo Biotecnologia com manipulação do material genético conferindo, assim, um caráter DNAcentrista à Biotecnologia.(Melo, 2005). No entanto as Biotecnologias a perseguem as sociedades humanas desde a pré-história. Podemos falar de Biotecnologias Tradicionais, Biotecnologias pontes de novas Biotecnologias (Kravser).
As Biotecnologias  Tradicionais geraram produtos como vinho, pães, queijos, cerveja, pigmentos, extratos medicinais de plantas dentre outros. Essas Biotecnologias algumas presentes até hoje, eram marcadas pelo caráter subsistencial e desprovido de tensões éticas.
As Biotecnologias pontes podem ser vistas como o incremento do processo produtivo das  velhas Biotecnologas. A Revolução Industrial e o Progresso da Microbiologia marcaram essa fase Biotecnologia. Passou a ocorrer a produção em larga escala, bebidas, solventes, pães. Através do melhor conhecimento da Fermentação e do metabolismo bacteriano. Provavelmente, o auge dessa fase seja a consolidação da produção de vacinas e antibióticos.
As tecnologias pontes pelo seu caráter experimental e pelo grande alcance social de suas aplicações (experimentos com seres humanos, testagem de novas terapias, campanhas públicas de imunização) suscitam  certos questionamentos  éticos.
E porque as Biotecnologias atuais desencadeiam tantas dúvidas e dilemas? Está demonstrado, historicamente, que as Biotecnologias são capazes de resolver problemas práticos da humanidade e que elas, em si mesmas, não carregam um valor bom ou ruim. A forma de utilização dos seus resultados  é que deve ser o foco do debate atual. Ao contrário das Biotecnologias mais convencionais, as atuais apresentam um caráter de alta complexidade, alto grau de intervenção no organismo manipulado e o poder de combinar materiais biológicos de espécies diferentes e até mesmo de criar novas formas de seres vivos geneticamente modificados.
Jamais foi visto na história da humanidade tamanha capacidade de alterar a matéria viva e de gerar tantas aplicações em curso ou em projeção. O grau de complexidade, a magnitude do empreendimento intelectual e financeiro, a imprevisibilidade das suas aplicações e a velocidade na qual ocorrem os desdobramentos, geram na sociedade uma mistura de sentimentos que vão do medo, da dúvida, passando pela esperança, até o grande otimismo das novidades.
Contudo, o que parece ser mais claro em toda essa grande onda Biotecnológica é que a combinação ciência/poder recheada com astronômicos investimento por parte dos governos das nações mais ricas e das grandes companhias transnacionais formatará um desenho novo do mundo  baseado no poder biotecnológico. Nesse novo desenho teremos de um lado os grandes impérios do saber-fazer biotecnológico e do outro nações com grandes reservas genéticas, grandes carências sociais, populações vulneráveis e na sua maioria, excluída dos benefícios da tecnociência.



Nenhum comentário:

Postar um comentário